quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Atividade para início do ano letivo


Este livrinho fica muito bonitinho e serve como apresentação entre os amiguinhos nas duas primeiras semanas de aula.
















ATVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO

Aprender cantando é mais gostoso!!!


Projeto Alfabeticanção


Assunto: Músicas infantis e Cantigas de roda

Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura de nosso povo e todo esse conhecimento deve ser discutido, pesquisado e vivenciado no contexto escolar. O bom de trabalhar com elas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis e acompanhadas de brincadeiras tornam o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve.
"A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.”

Objetivos:
Desenvolver a oralidade;
Estabelecer correspondência entre partes do oral e do escrito, ajustando o que se sabe a escrita convencional.
Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura.
Cantar e ampliar o repertório musical; produção de imagens de apoio às canções.
Perceber a música como parte essencial de nossa história e cultura.
Desenvolver habilidades em conteúdos propostos no plano de ensino, nos diferentes componentes curriculares, através da utilização de músicas e cantigas.
Conhecer alguns instrumentos musicais;
Desenvolver a criatividade e a imaginação;

Desenvolvimento:

1ª etapa


Resgataremos o conhecimento musical dos alunos através de brincadeiras e pesquisas junto a família.
Apresentaremos algumas cantigas e brincadeiras integrantes de nossa cultura que hoje já não são tão vivenciadas.

2ª etapa

Durante a apresentação dos conteúdos propostos em nosso plano de ensino, utilizaremos a música como principal recurso para alcançar os diversos objetivos almejados.
As músicas serão escolhidas de modo que venham ressaltar e enfatizar o assunto discutido.
Através delas realizaremos atividades como reescrita, identificação de palavras, produção e organização formal de um texto, discussão sobre o assunto principal incutido na música, memorização e organização do pensamento, confecção de fantoches e representações de algumas músicas, entre outras.
Estas atividades ao final do projeto serão integrantes de uma pasta com o seguinte tema e sub tema:
Projeto Alfabeticanção
“ Aprendendo com a música”

3º etapa

Resgataremos as cantigas e brincadeiras que hoje já não são priorizadas. Após a pesquisa e envolvimento dos alunos convidaremos as outras salas a participarem de algumas brincadeiras e canções no pátio da escola.

4ª etapa
Baú da doce infância
Confeccionaremos um baú de cantigas e músicas infantis, explorando a criatividade e a imaginação do aluno. Os alunos participarão da parte escrita e ilustração das músicas e cantigas selecionadas.

5ª etapa
Apresentação para os pais.
Neste dia os alunos além da exposição de seus trabalhos apresentarão:
Encenação de uma cantiga de roda ( Rosa Juvenil)
Apresentação de algumas músicas e cantigas que contarão com a participação dos visitantes
Ensinarão algumas brincadeiras aos pais
Falarão sobre a importância da música, especialmente das cantigas de roda, bem como as brincadeiras que já não fazem parte da infância de hoje, pois foram substituídas pela tecnologia.

Avaliação

A avaliação será contínua, dando real importância ao empenho, dedicação e participação nas atividades propostas.


Lembrancinha:
Aos alunos:
1 CD com as músicas que as crianças mais gostaram e se envolveram durante o projeto.
1 joguinho de 5 Marias
Aos visitantes:
1 flor de balinhas de goma e uma mensagem

Materiais de Apoio:
Coleção Cirandinha
Coleção Alfabetizando através da música

Materiais para confecção:
1 CD virgem (por aluno)
EVA de cores diversas
Restos de tecidos
1 pasta com ferragem
Papel crepom
Palitos de churrasco
Balinhas de goma
Color set em cores variadas
Plástico transparente
Durex colorido
Papel microondulado
Cola quente
Papel espelho
Papel canson




Algumas sugestões de atividades...

COELHINHO

DE OLHOS VERMELHOS, DE PÊLO BRANQUINHO
DE PULO BEM LEVE EU SOU COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA JÁ FICO MANHOSO

EU PULO PRA FRENTE, EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ERA ELA FIQUEI BARRIGUDO



Desenhe o coelho:






Recorte e cole o alimento que o coelho mais gosta;







1- CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONSEGUE LER SOZINHO.
2- COPIE AQUI O TÍTULO DA MÚSICA E O SEPARE EM SÍLABAS;____________________________________________________________________________________



O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ



1- CIRCULE O NOME DO ANIMAL QUE APARECE NA MÚSICA:
( ) SAGUI
( ) SAPO
( ) CAVALO


1- DESENHE ESTE ANIMAL:



2- FAÇA UMA LISTA DE ANIMAIS QUE VOCÊ GOSTA:
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________




PINTINHO AMARELINHO

MEU PINTINHO AMARELINHO
CABE AQUI NA MINHA MÃO, NA MINHA MÃO
QUANDO QUER COMER BICHINHO
COM SEU PEZINHO ELE CISCA O CHÃO

ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO
ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO



PINTE O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA MÚSICA;

ESTES ANIMAIS TÊM O CORPO COBERTO POR:
( ) PENAS
( ) PÊLOS
( ) ESCAMAS

A PALAVRA PINTINHO ESTA NO DIMINUTIVO, POIS INDICA UM TAMANHO PEQUENO; ENCONTRE NA MÚSICA OUTRAS PALAVRAS QUE TAMBÉM INDICAM TAMANHO PEQUENO E PINTE-AS;

CIRCULE A ÚLTIMA SÍLABA DA PALAVRA PINTINHO E ESCREVA MAIS DUAS PALAVRAS COM NH;
__________________ _____________________

MARCHA SOLDADO

MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL
O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL


CIRCULE A ÚLTIMA PALAVRA DE CADA LINHA DA MÚSICA.

NAS PALAVRAS PAPEL, QUARTEL, SINAL E NACIONAL A LETRA L TEM O SOM DE _____________.

VAMOS ESCREVER MAIS PALAVRINHAS COM AS SÍLABAS MÓVEIS:





É HORA DA DOBRADURA!

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A MARIA DO FUNDO DO MAR



CONTINUE A MÚSICA COMPLETANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO COM OS NOMES DE SEUS AMIGUINHOS DA SALA DE AULA:

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA _______________ DO FUNDO DO MAR

fonteblog;letrinhas e companhia

DOBRADURAS


DobradurasDobraduras010-1010-2Dobraduras010-5


Veja mais alguns modelos de dobraduras de bichinhos.

Dobraduras-bichinhosdobraduras de bichinhosdobraduras de bichinhosdobraduras de bichinhosdobraduras de bichinhos

MODELOS DE OLHOS



Modelos de olhos para pintura olhos

Para quem tem dificuldades para pintar olhos na hora de fazer bonequinhos, veja alguns modelos.

Modelos-de-olhos-para-pintura-olhos



Alfabeto do Ursinho Puff


Veja que interessante este alfabeto do Puff. Clique na imagem para ampliar.

Alfabeto ursinho puffAlfabeto ursinho puffAlfabeto ursinho puffAlfabeto ursinho puffalfabetoAlfabeto ursinho puffAlfabeto ursinho puffAlfabeto ursinho puffAlfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puffalfabeto ursinho puff

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

bingo























quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SINAIS DE PONTUAÇÃO

Sinais de Pontuação 1




quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DIA DA BANDEIRA19 DE NOVENBRO



A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação daRepública. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o
Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o
Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira

Curiosidade: As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
HOMENAGENS AO DIA DA BANDEIRA
***
Alta, nas nuvens e nos ventos, alta,
no turbilhão se enrola e se levanta.
Como a bandeira de heroísmo salta!
Como a bandeira de heroísmo canta!

Ondeia audaz. Sonha nos grandes mastros
por entre incandescências de arrebóis.
Vibram em suas asas de ouro e de astros
as almas legendárias dos heróis.

Oh contemplar assim, por toda a vida,
os seus clarões sublimes e supremos!
Resplende, em sua rama enflorescida,
o céu de estrelas sob o qual nascemos.

No exílio… à morte, pela terra imensa,
possamos vê-la rútila e imortal…
e se a tivermos sobre nós suspensa
nós dormiremos sob o céu natal.
***
Retirado de: A Estrela Azul: poemas para crianças, 1940 em Poemas Completos de Murillo Araújo

Vós, todos os habitantes do mundo, e vós os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, o vereis; e quando se tocar a trombeta, o ouvireis. (Is.18.3)
****************************************

reflexão


***************************************************************************************

VAMOS PENSAR UM POUCO (DEUS)

DEUS

Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.
Voltaire

Deus é um ser que nada maior pode ser concebido (Fil. Anselmo)

Acreditar em algo e não o viver é desonesto.(Gandhi)

É impossível proceder ao infinito na série dos seres que se geram sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessário que tenha em si toda a razão de sua existência, e do qual procedam todos os outros seres.
A este chamamos Deus.
(S. Tomás de Aquino)

O coração humano recusa-se a acreditar num universo sem uma finalidade.
(Kant)

Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti.(Santo Agostinho)

Na realidade, todas as coisas, todos os acontecimentos, para quem os sabe ler com profundidade, encerram uma mensagem que, em definitivo, remete para Deus.
(João Paulo II )

A Física moderna leva-nos necessariamente a Deus.
(Arthur Eddington)

Desde que os homens deixaram de crer em Deus, não se nota que se tivessem tornado descrentes em tudo, mas sim que acreditam em tudo.
(Chesterton)

Quem procura a verdade procura Deus, ainda que não o saiba.
(Edith Stein)

Cada criança, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança nos homem.
(Tagore)

Há dois tipos de pessoas: as que têm medo de perder Deus e as que têm medo de O encontrar.(Pascal)

Aquele que duvida e não investiga torna-se não só infeliz mas também injusto.
(Pascal)

Amar alguém significa ver essa pessoa como a Deus a concebeu.
(Dostoievsky)

Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno.
(Hom Yu)

Deus é a lei e o legislador do Universo.
(Albert Einstein)


O homem que compreendesse Deus seria outro Deus.
(François Chateaubriand)

Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.
(S. Bilard)

Querer colocar em oposição a ciência natural e a religião... só pode ser coisa de gente ignorante nos dois assuntos.
(Paul Sabatier, Prêmio Nobel de química de 1953)

É um cientista bem medíocre aquele que pretende poder passar sem fé ou sem Deus!
(Werner Von braun, criador dos foguetes que levaram o homem à lua)

Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
(Isaac Newton)

Para o crente, Deus está no começo; para o físico, Deus está no ponto de chegada de toda a sua reflexão.
(Max Plank)

Eu sou cristão, isto é, eu creio na divindade de Jesus Cristo, como Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscovich, Gerdil; como todos os grandes astrónomos, os grandes matemáticos do século passado. Sou um católico sincero, como foram Corneille, Racine, La Bruyère, Bossuet, Bourdalue e Fènelon - como um grande número de homens eminentes do nosso tempo, entre os quais astros de primeira grandeza das ciências exactas, da filosofia, da literatura, e que são as maiores glórias das as nossas academias. Compartilho a fé profunda de Ruffini, Hauy, Laenec, Ampère, Freycinet e tantos outros destacados eruditos que a professaram com palavras, actos e escritos. E se não cito os vivos para respeitar-lhes a modéstia, posso dizer todavia que achei toda a nobreza da fé cristã na alegria dos meus amigos, o criador da cristalografia, o descobridor da quinina, o inventor do estetoscópio, o navegador da corveta Urânia e os imortais pesquisadores da eletricidade, Freycinet e Ampère.(Couchy, grande matemático francês do século XIX, que se ergueu contra a expulsão dos Jesuítas da França) "Como físico, portanto, como homem que dedicou a sua vida à insípida ciência, à investigação da matéria, estou certo de não dar margens a ser considerado um irresponsável. E assim, após as minhas pesquisas do átomo, posso dizer o seguinte: não existe matéria isoladamente! Toda matéria consiste e se origina somente pela força, que põe em vibração as partículas atómicas, e as coliga nos minúsculos sistemas solares do átomo. Uma vez que em todo o universo não há uma força abstracta inteligente e eterna, devemos consequentemente admitir a existência de um Espírito Inteligentíssimo."
(Max Planc - Físico)

A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.
(Tales de Mileto)

Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta.
(Santa Teresa de Ávila)

O homem compreende tudo com a ajuda daquilo que não compreende.
(Autor desconhecido)

Deus trata terrivelmente os seus amigos. Mas na verdade não lhes faz nisso nenhum agravo, porque assim procedeu com o seu Filho.
(Santa Teresa de Ávila)

Querer descrever um estado de felicidade, que está para além de toda a experiência humana, com uma linguagem tirada da experiência diária é como querer tocar obras de Wagner com os dentes de um pente.
(R. Knox)

Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre
(Albert Einstein)

Quando Deus fecha uma porta abre uma janela.
(Autor desconhecido)

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.
(Isaac Newton)

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
Machado de Assis

Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas!
Bob Marley

Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.
Bob Marley

Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.
William Shakespeare

Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente...
Mário Quintana

Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?
William Shakespeare

Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.

Albert Einstein

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
(Is. 55.8-9)